Instituto Superior Técnico

Núcleo de Alojamento

Sobre o Núcleo de Alojamentos

Missão, Visão, Valores e Competências

Missão

O Núcleo de Alojamentos (NA) tem por missão garantir a boa gestão das unidades de alojamento do Instituto Superior Técnico, Residência de Estudantes Eng.º Duarte Pacheco (RDP), Residência de Estudantes Prof. Ramôa Ribeiro (RRR) e Residência Universitária Baldaques (RUB), e assegurar o cumprimento das normas e orientações estabelecidas para o seu bom funcionamento e utilização, bem como a qualidade dos serviços prestados aos seus utentes.

Visão

Ser um referencial de competência e qualidade, procurando ser reconhecido como um Núcleo de referência pela sua competência e atuação de excelência, na área de gestão de Alojamentos do IST. Liderar para a satisfação.

Valores e Atitudes

Os valores subjacentes à atuação do NA  são:

  • Rigor – Cumprir de forma criteriosa, pontual e exemplar os mais exigentes parâmetros legais e morais;
  • Imparcialidade – Tratar com o mesmo grau de isenção todos os assuntos, todos os colaboradores e todos os clientes;
  • Eficiência – Promover mecanismos de motivação que permitam atingir patamares de desempenho apenas comparáveis com os melhores;
  • Ética – Assumir um posicionamento exemplar com padrões éticos e deontológicos de excelência de modo a promover o bom nome do NA e do IST;
  • Inovação – Prosseguir a melhoria contínua através da adaptação de métodos e tecnologias que propiciem soluções mais eficientes e eficazes, originais e pioneiras.

Estes valores refletem-se, quer na cultura e comportamentos internos, quer na imagem pública do NA promovendo-se nos seus colaboradores um conjunto de atitudes:

  • Ter espírito de equipa – partilhar informação com transparência para que ninguém seja insubstituível;
  • Ser proativo – não colocar problemas, apresentar soluções;
  • Ter iniciativa – preferir arriscar uma opção/decisão a não tomar opção/decisão nenhuma;
  • Ser flexível – aceitar novas tarefas e encará-las como um desafio à criatividade e dinâmica da equipa;
  • Ter bom relacionamento interpessoal – saber comunicar as suas ideias e saber ouvir e respeitar as dos outros.

Competências

  • Assegurar o cumprimento das normas e orientações estabelecidas para o funcionamento e utilização de todas as unidades de alojamento administradas diretamente pelo IST;
  • Propor a regulamentação de utilização das residências e sua administração, bem como assegurar o cumprimento dos regulamentos em vigor;
  • Organizar os processos de candidatura aos alojamentos.