História

Desde 1998 que o Núcleo de Alojamentos (NA) providencia os serviços de alojamento, áreas de estudo e lazer aos estudantes que ali queiram domiciliar a sua estadia. Para o efeito, é responsável por certificar o cumprimento das orientações pedagógicas e das normas instituídas para o regular funcionamento das três residências do IST: Residência de Estudantes Eng.º Duarte Pacheco (RDP), Residência Universitária Baldaques (RUB) e a Residência Prof. Ramôa Ribeiro (RRR) estabelecendo parâmetros de qualidade na prestação dos respetivos serviços.

Tipologia de alojamento nas residências do IST

Residência Camas Nº de quarto Nº de Edifícios Pisos Nº de Cozinhas Sala Convívio Sala Estudo Garagem
Indiv. Duplos Apt.
RDP 225 153 36 3 4×3 9 2 2 1
RRR 86 66 8 4 1 3 3 3 3 1
RUB 28 12 7 1 1 5 4 1 1 1

Residências de Estudantes Eng.º Duarte Pacheco e Prof. Ramôa Ribeiro

A Residência de Estudantes Eng.º Duarte Pacheco (RDP) está preferencialmente direcionada a um público de estudantes ao nível da formação de 1.º e 2.º Ciclos ou Ciclo Integrado, situando-se no Parque das Nações, em Lisboa.

A Residência de Estudantes Professor Ramôa Ribeiro (RRR) está preferencialmente direcionada a um público de estudantes ao nível da formação de 1.º e 2.º Ciclos ou Ciclo Integrado, situando-se no campus Taguspark, em Oeiras.

Salienta-se nesta vertente o acolhimento e acompanhamento dos alunos estrangeiros de Programas de mobilidade, assim como a atenção permanente às necessidades dos residentes e se necessário o devido encaminhamento médico (SSTL).

Residência Universitária Baldaques

A Residência Universitária Baldaques (RUB) tem uma filosofia de funcionamento orientada para um público de docentes convidados e investigadores, vinculados ao IST, que usufruem de uma estadia temporária, bem como de estudantes de pós-graduação deslocados por um período de tempo indefinido. A RUB situa-se na Rua dos Baldaques, n.º 43, no centro de Lisboa.

O Núcleo de Alojamentos (NA) é a entidade responsável por assegurar o cumprimento das normas e orientações estabelecidas para o funcionamento e utilização das três unidades de alojamento do IST: a Residência Eng.º Duarte Pacheco, Residência Universitária Baldaques e a Residência Prof. Ramôa Ribeiro, bem como assegurar o cumprimento dos regulamentos em vigor, aprovados pelo Conselho de Gestão.

O NA é dirigido por um Coordenador, o qual deverá assegurar igualmente a manutenção das residências, responsabilizando-se pela reparação e substituição de equipamentos, e pela manutenção dos espaços, zelando pela conservação dos mesmos.

O Coordenador do NA funciona na direta dependência da Área de Apoio Geral do IST, a cujo Responsável compete a coordenação e controlo das suas funções, assim como assegurar todos os procedimentos administrativos e expediente necessário. Assegurar a qualidade técnica do trabalho produzido e garantir o cumprimento dos prazos adequados à eficaz prestação de serviços, tendo em conta a satisfação do interesse dos destinatários são igualmente competências que estão atribuídas ao Coordenador de Área. A Área de Apoio Geral está compreendida na estrutura da Direção Técnica/Direção Executiva do IST.

Para apoio à gestão na área de Alojamentos, a Direção Técnica, através da Área de Apoio Geral, coadjuva o Conselho de Gestão do IST, no âmbito da regulamentação relativa ao acesso, à organização e ao funcionamento das residências.

O Núcleo de Alojamentos encontra-se sedeado nas instalações da Residência de Estudantes Eng.º Duarte Pacheco, devendo ser esta a entidade de contacto privilegiado por parte dos residentes (vide Contactos).